A Cigarra : a postura

A partir de meados de Julho, a Cigarra põe de 300 para 400 ovos, brancos, longos de dois milímetros e demsi sobre um meiomilímetro de amplitude, cónicos às duas extremidades, semelhantes à minúsculas lançadeiras.

A Cigarra confia a sua postura um ramo ou ramo seco, da grossura de uma palha um lápis. Ela escolhido uma amoreira, cerejeira, salgueiro; mas a sua preferência vai para a asphodèle seca (planta bulbosa à flores brancas) ao caule longo e liso.
As cigarras “tibicina haematodes” e “pygmée” preferem os ramos verdes.

As cigarras põem ovos sempre a cabeça dirigida para cima, excepto a cigarra “pygmée” que põe ovos cabeça para o solo.

Para mergulhar os seus ovos na medula do ramo, a Cigarra é munida do oviscape (tipo de trado), que cria um arranhão, como fá-lo-ia um alfinete mergulhado obliquamente de parte superior em partes inferiores; pelo pedaço linhoso levantado, o nosso insecto deposita de seis para quinze ovos, retira a dupla serra do trado, o pedaço fecha-se novamente, a nossa Cigarra monta de alguns centímetros e recomeça a sementeira, e assim, esta operação repetir-se-á trinta à quarenta vezes, sobre uma ou vários caules.

Corrente Setembro, os ovos passam do branco ao louros; início Outubro, os olhos aparecem e eclosão à lugar por um bonito sol de Outono.

Pelo caule rachado aquando da postura, aparecem as larvas primárias, espécie de minúsculo peixe com uma espinha barriga (bainha onde são habitadas as patas). A larva rasga esta luva provisória e extrai-se. Este pele-morte é retido ao galho por um filamento.

A nossa larva permanece neste godé suspenso, o tempo de tomar um banho de sol, de endurecer-se e tomar forças, do loura passa ao ambarino.

Por último a queda ao solo tem lugar. Sem estar a demorar, a larva põe-se a escavar para descer na terra. Escava com as suas patas de dianteira, que cortam as raizes que obstruem-o.

A nossa Cigarra começa do quatro à seis anos de vida subterrânea.

Algumas das suas primas americanas furam o subsolo até à dezassete anos, antes de sair para a sua última mudança.

Oviscape

Ovos em ramo

Lyriste põe ovos

cigarra vermelha põe ovos

Saída das larvas

Prima americana

Cigarra "pygmée" põe ovos

Elevado de página

Página precedente

Página seguinte

Sumario