A Cigarra : únicos ou múltiplos

Nom cientista: Cicadoidea

Nome latino: Cicada {formado do grego KICCOS (membrana) e ADO (cantar)}

Nome Provençal: Cigala

Cantava já eis mais de dois milhões de anos.

Abundante em Provença, não é o seu único lugar de residência; realmente, tem um habitat planetário.

De acordo com os cientistas, teria mais de 4.500 espécies, nas regiões quentes e moderadas do globo. Em já 1853,o "Dicionário da Conversação e a Leitura" remetia 66 espécies: 9 na Europa, 22 na Ásia, 17 na África, 15 na América e 3 na Nova Zelândia.

Na França, conhece-se oito espécies (diz-se que em Provença 15 à 16 espécies são posicionado?). "lyriste plebejus " ou lyriste popular grande, (5 cm), o musicienne do povo, é comum em Provença onde frequenta os pinhos, é ela que entende-se o verão;"Cicada orni" cognominada"cacan" o mais pequena (3,5 cm), cigarra cinzento, vive sobre as oliveiras; a cigarra preta, dita"pequena cigarra" mais difícil encontrar; a cigarra vermelha"a sanguinolente" pedra preciosa sombria;a "cigarra pygmée" preto e amarelo;a "cigarra argentée" de cor vermelha sombria, bistre e ocre;a "cigalette" preta e vermelha;"cigalon de Provença" preta e ocre, praticamente desaparecida.

O "Tibicen haematodes" sobe mais ao norte pelo vale do Rhône até Fontainebleau;"Cicadetta montana" mais pequena (1,5 à 2 cm) encontra-se sobre as coníferas até na Inglaterra.

"Raiateana oulietea" descobertos em 1935, aquando de uma escala à Raiatea (ilhas sob o Vento, Arquipélago da Sociedade) viajante- naturaliste Edgar ALBERTO da RUA Cinco exemplares foram capturados, tratava-se de uma cigarra desconhecida, representando não somente uma espécie inédita, mas também, e é muito mais raro, um tipo novo, nenhuma cigarra, objectivamente, não tinha sido posicionados, nem mesmo assinalada na Polinésia Francesa! Grande (5,2 à 5,5 cm de comprimento, para uma dezena de cm de grande envergadura) e bonito (frente-corpo de um verde turquesa fascies ou maculé bistre e preto; abdómen moreno sombrio leva uma espécie de máscara de cera branca), é um insecto muito espectacular, ele aparece por conseguinte que a ilha consagrada detem uma originalidade natural protegendo nas suas florestas elevadas a única e grande Cigarra polinésia "Raiateana oulietea". Um selo foi emitido o 7 de Agosto de 1996, custo: 66 Fcfp

As suas primas de Extremo Oriente, comoo "Pomponia impératoria", podem atingir a dimensão de um pássaro, o seu canto proporcional à sua dimensão pode montar à plus140 decibéis!


Musicienne do povo

Lyriste

Selo "Raiateana

Cigarra de Extremo Oriente comparada "Lyriste popular" de 5 cm

Elevado de página

Página precedente
avant

Página seguinte
apres

Sumario

accueil